Primeiros passos para fazer o SEO
14/10/2013- Escrito por: Felipe Mitamura Hatanaka
Este artigo mostrará os primeiros passos para você entender como funciona o sistema como um todo. Embora não lhes contarei quaisquer segredos que façam com que seu site seja automaticamente classificado como primeiro resultado nas pesquisas, utilizar as práticas recomendadas definidas a seguir facilitará aos mecanismos de pesquisa rastrear e indexar o seu conteúdo.
A otimização para os mecanismos de pesquisa, como google, yahoo e bing, pode muitas vezes se resumir a pequenas modificações em partes do seu site. Quando vistas isoladamente, essas mudanças podem parecer como uma pequena melhoria, mas quando combinadas com outras otimizações, podem representar um impacto significativo na experiência do usuário e no desempenho nos resultados de pesquisa orgânica. É importante lembrar que cada robo (algotimo de busca) utilizado é diferente, ou seja, seu site pode aparecer em uma posição no google e em outra no bing. É importante saber que esses algoritmos mudam, o google ao completar seus 15 anos trocou seu algoritmo e isto teve um impacto de 90% nos seus resultados de busca (veja a noticia completa).
Utilizarei o Google como referencia neste artigo, pois é a maior plataforma de buscas de links, tem 782,8 milhões de visitantes únicos segundo um estudo da consultoria norte-americana ComScore.
Como podemos ver na imagem acima, o google trás anúncios pagos (adWords) e orgânicos. Falarei somente sobre o resultado orgânico (o que aparece dentro da área em azul), o pago ficará para um próximo post.
Primeiramente, tenha um mapa do site com as URLs utilizadas em cada uma das páginas. Mapeie todos esses endereços e utilize o .htaccess para colocar tudo em ordem. O Google tem diversas ferramentas para desenvolvedores que pode te ajudar a descobrir quais URLs estão quebradas (404), quais o Robô do Google indexou e etc. Prefira sempre URLs amigáveis. São fáceis de lembrar e o Google dá pontos para URLs com termos relevantes.
Para não deixar este post enorme, coloquerei apenas os itens principais das duas frentes do SEO: os fatores On-Page e os fatores Off-Page. Que pela tradução direta, os fatores On-Page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site. Já os Off-Page caracterizam-se pelos aspectos externos.
On-Page
- Crie títulos únicos e precisos para suas páginas;
- Faça uso de meta tag;
- Faça uso de heading tags;
- Torne seu site mais fácil de navegar;
- Ofereça conteúdo e serviços de qualidade;
- Use tags de cabeçalho apropriadamente;
- Otimize o uso de imagens;
- Faça uma utilização eficaz do robots.txt;
- Tenha em conta rel="nofollow" para links;
- Utilize as ferramentas gratuitas para webmasters.
Off-Page
- Aumente o número de links externos;
- Qualidade dos links externos;
- Texto âncora dos links externos;
- Idade de um domínio.
Para um entendimento detalhado, escreverei um artigo para cada um dos itens acima! Curta nossa fan-page do facebook para receber notificações com relação aos próximos posts.