Papéis do Scrum
01/09/2013 - Escrito por: Felipe Mitamura Hatanaka
Antes de descrever os papéis do processo de desenvolvimento Scrum, contarei a fábula da "Galinha e o Porco". Nesta fábula uma galinha encontra um porco e ela sugere que os dois se unam em um negócio envolvendo o presunto proveniente do porco e o ovo da galinha. O porco observa que a galinha não precisaria de um comprometimento total (ou sacrifício total), pois para ela basta simplesmente por um ovo, enquanto para ele seria necessário ser abatido.
A metodologia Scrum, possui três papéis principais e alguns papéis auxiliares. Os papéis auxiliares são considerados as galinhas e os principais os porcos, de acordo com a história a contada anteriormente. Ou seja, os papéis principais deve ter um compromentimento total para fazer dar certo.
Os papéis principais são o Product Owner (cria a visão do produto e prioridades), o Team (implementa o produto) e o Scrum Master (remove impedimentos e fornece liderança de processo) que serão detalhados a seguir.
Dono do Produto (Product Owner)
O Product Owner (PO) ou dono do produto é o responsável pela definição do projeto, por agregar valor através do ROI (Return of Investiment), representar a voz do cliente levando a equipe de desenvolvimento à visão do produto. Outra responsabilidade é a priorização dos requisitos de acordo com o ROI e a definição dos mesmos adicionando-os para o product backlog, podendo também adicionar ou remover novos requisitos que ainda não foram codificados pela equipe de desenvolvimento. E por fim tem o poder de aceitar ou rejeitar um trabalho realizado.
Time (Team)
O team, ou a equipe, é responsável pela execução do projeto e entrega do produto. Uma equipe em Scrum é composta de no mínimo duas pessoas e no máximo nove. Tipicamente é constituída de cinco a nove pessoas e com habilidades multifuncionais sendo, os membros, capazes de analisar, projetar, desenvolver, testar, documentar, etc.
O fato de ter equipes menores faz com que aumente a comunicação direta entre os integrantes, podendo ter sua capacidade de produção melhor que as de equipes maiores. Como podemos notar na figura 1, equipes com três pessoas a comunicação é direta entre cada integrante, à medida que cresce a quantidade de membros da equipe a complexidade de comunicação aumenta.
Figura 1 - Complexidade da Comunicação
As equipes são generalistas e não especialistas, ou seja, todos devem desempenhar todos os papéis, assim o projeto tem uma maior velocidade de execução e uma redução de riscos com relação à definição do produto que está sendo realizado. Por definirem a sua forma de trabalho e evoluírem esta forma de trabalho pela sua própria avaliação de como está sendo executado o projeto pode-se dizer que as equipes em Scrum são auto-organizadas.
Outro conceito aplicado ao team (ou equipe) de Scrum é a questão da autogestão, pois a equipe tem autonomia na tomada de decisão.
Scrum Master
O Scrum Master (SM) é responsável pela qualidade do trabalho da equipe, garantindo que a mesma vivencie os valores e práticas do Scrum através de concelhos, certificando que eles não se comprometam com mais atividades do que podem entregar, mantendo o foco nas tarefas em mãos e removendo obstáculos que são levantados durante as reuniões. (COHN, 2005)
Normalmente o papel é desempenhado por um gerente de projetos ou líder de equipe, mas pode ser exercido por qualquer um.
Papéis Auxiliares
Os papéis auxiliares são os de menor comprometimento com o processo de desenvolvimento, mas que devem ser levados em consideração. Dois exemplos de papéis auxiliares são: os clientes, que são as partes interessadas e que justificam a produção do produto, esses só são envolvidos diretamente durante as Sprint; e os gerentes de projeto que irão configurar o ambiente para o desenvolvimento do produto.