Como fazer o sitemap do seu site
01/08/2013 - Escrito por: Felipe Mitamura Hatanaka
O que é Sitemap?
Sitemap é a representação da estrutura do site e é um arquivo XML que relaciona os URLS de um site junto com metadados adicionais sobre cada URL (quando ele foi atualizado pela última vez; com que freqüência ele é alterado; qual a sua importância em relação a outros URLs no site) para que os mecanismos de pesquisas possam indexar o site de maneira mais inteligente, optimizando os resultados de um busca.
Ou seja, sitemap é uma forma fácil para os desenvolvedores informar aos mecanismos de pesquisa sobre seu site. Criar um sitemap ajuda mecanismos de pesquisa a melhor indexar e categorizar seu site. Você pode criar e confirmar um sitemap para qualquer um de seus sites visíveis publicamente. E através das Ferramentas do Google para webmasters você pode forçar está indexação.
Os Sitemaps são especialmente úteis se:
- O seu site tiver conteúdo dinâmico.
- O seu site tiver páginas que não podem ser facilmente encontradas pelo Googlebot (ou outros robos de busca) durante o processo de rastreamento, como por exemplo páginas com conteúdo AJAX ou imagens.
- O seu site for novo e houver poucos links para ele. Como o Googlebot rastreia a web seguindo os links de uma página para a outra, se o seu site não estiver bem vinculado, será difícil detectá-lo.
- Seu site possui um grande arquivo de páginas de conteúdo que não possuem links entre si ou que simplesmente não possuem links.
Como criar um Sitemap?
Crie automaticamente o sitemap por este link http://www.xml-sitemaps.com/.
A seguir um exemplo de um Sitemap que contém apenas um URL e usa todas as tags opcionais.
http://www.example.com/ 2005-01-01 monthly 0.8
As tags XML disponíveis necessárias para os URLs da Web na listagem dos Sitemaps estão descritas abaixo. Para adicionar informações mais detalhadas sobre os tipos de conteúdo específicos, consulte vídeo, imagens, celular, notícias e código-fonte de software.
Atributo | Descrição | |
---|---|---|
<urlset>
|
obrigatório |
Executa o encapsulamento do arquivo e faz referência ao padrão de protocolo atual. |
<url>
|
obrigatório |
Tag pai de cada entrada de URL. O restante das tags são as tags filhas dessa tag. |
<loc>
|
obrigatório |
URL da página. Esse URL deve começar com um protocolo (como http) e terminar com uma barra final, caso seja exigido pelo seu servidor. Esse valor deve conter menos de 2.048 caracteres. |
<lastmod>
|
opcional |
A data da última modificação do arquivo. Essa data deve estar no formato de data e hora do W3C. Esse formato permite omitir o horário, se desejar, e usar AAAA-MM-DD. Lembre-se de que esta tag é separada do cabeçalho If-Modified-Since (304) que o servidor pode retornar, e os mecanismos de pesquisa podem usar as informações de ambas as fontes de forma diferente. |
<changefreq>
|
opcional |
A freqüência com que a página é alterada. Esse valor fornece informações gerais para os mecanismos de pesquisa e pode ser que ele não corresponda exatamente à freqüência de indexação da página. Os valores válidos são:
O valor "always" deve ser usado para descrever os documentos que sempre são alterados quando acessados. O valor "never" deve ser usado para descrever os URLs arquivados. Observe que o valor dessa tag é considerado uma dica e não um comando. Mesmo que os indexadores de mecanismo de pesquisa possam considerar essas informações ao tomar decisões, pode ser que indexem as páginas marcadas como "horárias" com menos freqüência do que isso e talvez façam a indexação de páginas marcadas como "anualmente" com mais freqüência do que isso. Os indexadores podem indexar páginas marcadas como "nunca" periodicamente, para que possam lidar com alterações inesperadas nessas páginas. |
<priority>
|
opcional |
A prioridade desse URL em relação a outros URLs do mesmo site. Os valores válidos vão de 0.0 a 1.0. Esse valor não afeta o modo como as páginas são comparadas às páginas em outros sites — apenas permite que os mecanismos de pesquisa saibam quais páginas você considera mais importantes para os indexadores. A prioridade padrão de uma página é 0,5. Observe que não é provável que a prioridade atribuída a uma página influencie a posição dos URLs nas páginas de resultados de um mecanismo de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa podem usar essas informações quando selecionam entre URLs no mesmo site. Use essa tag para aumentar a probabilidade de a maioria das páginas importantes estarem presentes em um índice de pesquisa. Além disso, observe que a atribuição de uma prioridade alta a todos os URLs no site provavelmente não o ajudará. Como a prioridade é relativa, ela só é usada para priorizar os URLs do seu site. |
Como enviar o Sitemap?
Primeiro faça upload do sitemap.xml (ou feed mRSS) no seu site.
Na página inicial das Ferramentas do Google para webmasters, clique no site desejado. No menu Rastreamento clique em Sitemap. Depois clique no botão Adicionar/testar Sitemap. Na caixa de texto, complete o caminho até o seu Sitemap (por exemplo, se o seu Sitemap estiver em http://www.example.com/sitemap.xml, digite sitemap.xml). Clique em Enviar Sitemap.
Saiba mais sobre sitemap pelo Google Sitemap.