Hummingbird - Mudanças no SEO
07/10/2013 - Escrito por: Felipe Mitamura Hatanaka
O Google faz sua festa de debutante e lança o Hummingbird, que é o seu novo algoritmo de busca. A data 27 de Setembro é o aniversário oficial do Google que completa em 2013 seus 15 anos. Essa mudança deve-se a vontade de fazer com que a interação com os usuários seja mais humana e de proporcionar uma resposta mais direta. O Hummingbird baseia-se na busca semântica, focando intenção do usuário contra os termos de pesquisa individuais. O Google começou a utilizar o novo algoritmo em 26 de Agosto de 2013 em silêncio e anunciou a mudança um mês depois (26 de Setembro).
Esta mudança teve um impacto de cerca de 90% nos resultados de busca, um número muito maior que o Pingüim (3%). Mas afinal, quais mudanças devem ser feitas para melhorar a colocação na busca do Google depois do Hummingbird?
Vamos começar com as informações compartilhadas pelo Google em seu blog. Eles começam a discutir melhorias para o Gráfico do conhecimento, tornando-se mais fácil e rápido para as pessoas acessarem respostas às suas perguntas. Este novo algoritmo pode responder a perguntas, filtrar as respostas, e dar-lhe os dados de comparação, em um piscar de olhos. Você não tem clique de distância a partir dos resultados da pesquisa.
Para que possamos entender melhor o que isso significa eu vou exemplificar. Basicamente esta nova atualização está preparando o Google para que ele tenha a capacidade de responder questões mais amplas como, por exemplo, “fale-me sobre marketing de afiliação” e os resultados não serem apenas artigos bem otimizados para a palavra-chave “marketing de afiliação”, mas sim os artigos mais completos e originais sobre marketing de afiliação.
Com base nas mudanças que vimos, implica em algumas mudanças no SEO, como:
- Olhar para estruturas de frases completas, em vez de apenas palavras soltas, o Google pode querer ver o conteúdo com significado.
- Repetições de palavras-chave em páginas em virtude de suas aparições em diferentes posições, títulos, elementos de navegação, rodapés... não serão eficazes.
- Focar na experiência do usuário, quanto melhor for esta experiência e quanto mais relevante seu conteúdo for, certamente melhores serão seus resultados.
- Aposte nas redes sociais, afinal o fato de as pessoas estarem compartilhando sua publicação é mais um indicador de que se trata de um conteúdo de boa qualidade.
- Somente ter uma grande quantidade de links não irá realmente ajudar seu site, é preciso que sejam links de boa qualidade.